A AccETTD fundou-se a 16 de Setembro de 1998 com a intenção de investigar, assessorar, formar e diligenciar nos âmbitos do Tempo livre, Turismo e Desporto e foi inscrita no registo cultural da Presidência da Junta de Extremadura. É uma Associação que pretende facilitar experiências profissionais e científicas, tanto a estudantes universitários como a Diplomados e Licenciados que ainda não dispõem de um posto de trabalho fixo. Estas experiências e méritos acumulados ajudaram estas pessoas a melhorar a sua competitividade, competência e inserção no mercado laboral. Os principais objectivos são a promoção profissional dos seus sócios, as gestões e trabalhos científicos, a organização de eventos desportivos e a cooperação internacional.
Fundou-se como entidade sem fim lucrativo para se converter num instrumento de apoio e de colaboração para outras instituições. Tem um compromisso social, pedagógico, intercultural e ecológico com o que pretende contribuir para o desenvolvimento contínuo de uma cultura pluralista e cosmopolita, científica e organizadora.
É o único centro em Espanha que se dedica à transferência de conhecimentos entre Espanha e Alemanha nos âmbitos mencionados.

Tem assinados um Convénio de cooperação educativa e um Convénio marco da colaboração com a Universidade de Extremadura e o Instituto de Pedagogia de Experiência da Universidade de Lüneburgo (Alemanha). Também existe um Convénio de cooperação educativa através da qual se oferecem locais de práctica para estudantes da Universidade Alemã do Desporto de Colónia. Alguns dos projectos já realizados são:

  • Trabalhos científicos (Posteres de I+D alemã no desporto, por exemplo, Cáceres 1999 e 2000)
  • Gestões científicas (I Jornadas e Exposições sobre I+D no Desporto, Cáceres 1999, entre outras)
  • Gestões lúdico-desportivas (III Festival de Jogos e Desportos tradicionais do Mundo do Festival WOMAD (World of Music, Arts and Dance), Cáceres 1999-2003
  • Formações contínuas (por exemplo, a IV Expedição a GREDOS: Turismo cultural e desportivo baixo directrizes ecológicas e interculturais para alunos universitários alemães, Serra de Gredos 1999)
    • Intercâmbio de publicações e informações com várias instituições, professores e alunos (como “El brillo del triunfo olímpico”, evento celebrado em Cáceres em Março de 2001)
  • Cooperação internacional (com o Institut für Erlebnispädagogik an der Universität von Lüneburg , várias instituições latino-americanas e a Deutsche Sporthochschule Köln, entre outros)
  • Assessoramentos a várias instituições, professores e alunos

  • • Publicações (“Deporte para Todos en Alemania”, por exemplo)
  • Participação em eventos desportivos (no III Festival Mundial dos Desportos tradicionais-EXPO 2000 em Hannover, em representação de Espanha com a exibição de 17 modalidades, por exemplo)


No seio da AccETTD fundou-se, a 16 de Dezembro de 2000, a entidade de actividades físico-desportivas denominada AccETTD-Funsport que, desde os princípios de 2001, se encontra inscrita no registo desportivo da Junta de Extremadura com o propósito de fomentar os seus dois objectivos principais: a promoção profissional dos seus sócios e a difusão da recreação desportiva.