Docência:

·      Colaboração na organização e direcção do seminário titulado: Desarrollo del Deporte y de las Ciencias del Deporte en España. Instituto de Ciências do Desporto/Estudos Europeus de Desporto da Universidade Alemã de Desporto de Colónia (DSHS Köln) = Seminário intensivo durante o semestre de Verão da qualificação “Estudos Europeus do Desporto”. 5-7 de Julho de 2002 (24 horas) - 18 alunos ; lugar : Colónia/Alemanha.

·      Colaboração na organização e direcção do seminário titulado: Desarrollo del Deporte y de las Ciencias del Deporte en España. Instituto de Ciências do Desporto/Estudos Europeus de Desporto da Universidade Alemã de Desporto de Colónia (DSHS Köln) = Seminário intensivo durante o semestre de Verão da qualificação “Estudos Europeus do Desporto”. 22-24 de Junho de 2001 (24 horas) - 16 alunos ; lugar : Colónia/Alemanha.

·      Colaboração na organização e direcção do seminário titulado: Desarrollo del Deporte y de las Ciencias del Deporte en España. Instituto de Ciências do Desporto/Estudos Europeus de Desporto da Universidade Alemã do Desporto de Colonia (DSHS Köln) = Seminário intensivo durante o semestre de Verão da mestria “Estudos Europeus do Desporto”. 25-27 de Junho de 1999 (25 horas) - 20 alunos ; lugar : Colónia/Alemanha.

 

Formações continuas:

 

Ø      Curso de iniciação ao Bádminton - Programa de Prevenção de Toxicodependências, em Perales del Puerto (Cáceres), nos dias 4,5,6 e 7 de Novembro de 2002; destinado á população juvenil; nº de participantes 12; responsável: Miguel Ángel Escudero Morcillo.

Ø      Curso de iniciação ao Bádminton - Programa de Prevenção de Toxicodependências,  em Valverde del Fresno (Cáceres), nos dias 11, 12, 13 e 14 de Novembro de 2002; destinado á população juvenil; nº de participantes 6; responsável: Miguel Ángel Escudero Morcillo.

Colaboração na organização e direcção da formação contínua titulada: Expedición Gredos : Turismo cultural y deportivo bajo directrices ecológicas e interculturales  para os estudantes da Universidade Alemã do Desporto de Colónia (DSHS Köln): Itinerário : Ávila-Navarredonda de Gredos-Sierra de Gredos-El Barco de Ávila-Salamanca. (12 dias - 26/8 - 7/9 de 1999  - 20 participantes)

 

TEMÁRIO :

Exposições:

ü       conhecimento de estrelas  

ü       normas de conduta ecológicas

ü       desporto e meio ambiente

ü       possibilidades de quantificação de condutas meio-ambientais

ü       segurança no desporto de montanha

ü       recursos turísticos de Castilla y León

ü       parques naturais e nacionais de Espanha

ü       recursos turísticos de Espanha

ü       pedagogia de experiência

ü       turismo desportivo em Espanha

ü       desenvolvimento do desporto em Espanha

ü       escalada 

ü       aspectos ecológicos de: a) senderismo b) equitação c) canoa e canoagem d) orientação e) escalada

ü       elaboração de um produto turístico

ü       organização do curso

 

Práctica:

v       danças e bailes espanhóis 

v       itinerários por Salamanca

v       senderismo

v       itinerários por Ávila

v       jogos tradicionais espanhóis: a Calva, a Rana, a Petanca, o Herrón e o Chito

v       escalada                          

v       orientação                          

v       bicicleta de montanha       

v       kayak, pólo-aquático e canoa                         

v       jogo da pelota vasca

v       equitação                                          

v       construção de um circuito de aventura

v       Participação nas Festas de El Barco de Ávila

 

 


A festa no El Barco de Ávila


Uma aula ao lado da piscina do albergue juvenil

  

Exposições :

·        “El Festival de Juegos e Desportos Tradicionales del Mundo en el WOMAD 2000 de Cáceres: Organización, concepto e estructura”. VII Congresso e Assembleia de Desporto para Todos, 14 e 15 de Março de 2003 no INEF de Madrid.

·         “Ruta Quetzal: interpretación de un concepto educativo-turístico”. II Curso de novas tendências de actividades físico-deportivas no meio natural. Facultade de Ciências da Actividade física e Desporto da Universidade de Granada. 22 de Novembro de 2002.

·         “El Festival de Juegos e Desportos Tradicionales del Mundo en el WOMAD 2000 de Cáceres: Organización, concepto e estructura”. II Curso de nuevas tendencias de actividades físico-deportivas en el medio natural. Facultad de Ciencias de la Actividad física e el Desporto de la Universidade de Granada. 22 de noviembre de 2002.

·        “Los Festivales de Juegos e Desportos Tradicionales del Mundo en el WOMAD 2001 e 2002 de Cáceres: objetivos e intenciones

·        . II Curso de nuevas tendencias de actividades físico-deportivas en el medio natural. Facultad de Ciencias de la Actividad física e el Desporto de la Universidade de Granada. 22 de noviembre de 2002.

·        Los desportos del mundo en el WOMAD: estructuras e intenciones. I Congresso Internacional “Del juego al desporto”, Salamanca, 3 de Julho de 2002.

·      Deporte para Todos en Alemania : Aspectos sociológicos, Estrutura, Promoção e formação. Curso de Verão da Faculdade de Ciências do Desporto da Universidade de Castilla la Mancha. Toledo, 22 de Julho de 1999.  - Carácter  nacional. 100 alunos (2 horas).

·      Las experiencias de los Festivales de Recreación deportiva de Cáceres. Curso de Verão da Faculdade de Ciências do Desporto da Universidade de Castilla la Mancha. Toledo, 22 de Julho de 1999.  - carácter  nacional. 100 alunos (1 horas)

·      Oficina : Organización y realización de un Festival de Recreación deportiva. Curso de Verão da Faculdade de Ciências do Desporto da Universidade de Castilla la Mancha. Toledo, 22 de Julho de 1999.  - carácter  nacional. 100 alunos (1 horas).