Organização de congressos:

·        Co-Organização (junto com a Fac.CC.Desporto/UEX) e direcção do I Congresso INTERNACIONAL “Pedagogía de experiência e ruta quetzal”(incl. entrega do prémio pedagógico Alemão “Outward Bound 2001 á Ruta Quetzal, a apresentação do novo livro sobre a Ruta Quetzal e um jogo de participação na zona antiga); lugar: Complexo Cultural San Francisco, Cáceres, 2 e 3 de Março de 2002, 76 inscrições, 15 horas lectivas. Apoio: Excmas. Diputações de Cáceres e Badajoz, Departamento de Obras Públicas e Turismo da Junta de Extremadura, Vice-reitorado de Acção cultural e Vice-reitorado de Coordenação Universitária e Relações Institucionais e Departamento de Didáctica e Expressão musical, plástica e corporal da Universidade de Extremadura, Departamento de Educação, Ciência e Tecnologia da Junta de Extremadura – Fundo Social Europeu, Ex.mo. Município de Cáceres.


Mesa de imprensa


Congresistas na sala Malinche

 
Exposição de Jesús Luna


e    Jens Lehmann

 


Entrega do prémio


Ponente Torsten Fischer


Jogo de papeis

·      Colaboração na organização do Curso técnico de instrumentação aplicada á avaliação do tratamento ortoprotésico do pé do Laboratório de Biomecânica do movimento humano e de Ergonomía da Faculdade de Ciências do Desporto/UEX. Cáceres, Abril de 2001.

·       Co-Organização (juntamente com a Fac. C. Desporto/UEX) e direcção das II Jornadas  de Estudos Olímpicos”, lugar: Faculdade de Ciências do Desporto/UEX, Cáceres, 2 de Março de 2001, 86 inscrições,10 horas lectivas. Apoios: Junta de Extremadura, Fac. CC. Desporto, Vice-reitorado da Acção cultural e Reitorado da Universidade de Extremadura, Academia Olímpica Espanhola, Deutsche Sporthochschule Köln, Centro de Estudos Olímpicos da Universidade Autónoma de Barcelona, Comité Olímpico Espanhol.


Mesa redonda 


Ponencia

·      Co-Organização (juntamente com a Fac. C. Desporto/UEX) e direcção das I jornadas de “Desporto e meio ambiente”, festividades do dia da Faculdade de Ciências do Desporto/UEX, Cáceres, 13 de Dezembro de 1999. Apoio: Fac. CC. Desporto/UEX.

Poster das I Jornadas ”desporto e meio ambiente”

·      Colaboração na organização do curso de aperfeiçoamento “Futebol 7 com paralíticos cerebrais : da iniciação ao alto rendimento” da Faculdade de Ciências do Desporto/UEX, Lugar : Cáceres, 16, 17, 18 , 24 e 25 de Abril de 1999.

·      Co-Organização (juntamente com a Fac. C. Desporto/UEX) e direcção das I Jornadas sobre I+D no Desporto a 5 de Março de 1999. Lugar : Complexo Cultural San Francisco - Cáceres. Participantes 182 pessoas. Carácter nacional. Apoios: Junta de Extremadura, Diputación de Cáceres, Fac. CC. Desporto e Reitorado da Universidade de Extremadura, Conselho Superior de Desporto, Caja de Extremadura.


Inauguração I Jornadas sobre I+D no desporto


Mesa redonda I Jornadas sobre I+D


Ponencia I Jornadas sobre I+D

Mostras e exposições:

·        Exposição (60 Postereses) “El Brillo del Triunfo olímpico” na sede da Associação de Vizinhos da Urbanização “Los Castellanos” (Cáceres) desde o dia 16 até 22 de Dezembro de 2002 junto com um catálogo e bibliografia.

·        Exposição (60 Postereses) “El Brillo del Triunfo olímpico” na Universidade Miguel Hernández em Elche, desde o dia 2 até 21 de Dezembro de 2002 junto com um catálogo e uma guía didáctica para os alunos. Mostra de Postereses sobre o Festival desportivo WOMAD, Pedagogía de Experiência e Educação física e Educação intercultural de movimento no “II Curso de novas tendências de actividades físico-desportivas no meio natural”. Faculdade de Ciências da Actividade física e Desporto da Universidade de Granada. 22 de Novembro de 2002.

Stand e mostra de Postereses da AccETTD na Universidade de Granada

·        Stand da AccETTD com os trabalhos realizados no “II Curso de novas tendências de actividades físico-desportivas no meio natural”. Facultade de Ciências da Actividade física e Desporto da Universidade de Granada. 22 de Novembro de 2002.

·        Exposição (60 Postereses) “El Brillo del Triunfo olímpico” no Instituto de “Alfonso Moreno” Brunete (Madrid), desde o dia 12 até 26 de Novembro de 2002 junto com um catálogo e uma guia didáctica para os alunos.

·        Exposição (60 Posteres) “El Brillo del Triunfo olímpico” na Universidade Jaime I de Castellón, desde o dia 11 até 15 de Novembro de 2002 junto com um catálogo e uma guia didáctica para os alunos.

·        Exposição (60 Posteres) “El Brillo del Triunfo olímpico” na Facultade de Ciências da Actividade Física e Desporto da Universidade de Valencia, desde o dia 21 até 25 de Outubro de 2002 junto com um catálogo e uma guia didáctica para os alunos.

En la Nau – Rectorado dea Universidade de Valencia

·        Mostra de Posteres sobre o Festival desportivo WOMAD, Pedagogía de Experiência e Educação física e Educação intercultural de movimento no “I Congresso Internacional “Del juego al desporto”, Salamanca, 3 de Julho de 2002.

      

Mostra e stand da AccETTD no palacio de congressos de Salamanca

·        Stand da AccETTD com os trabalhos realizados en el I Congreso Internacional “Del juego al desporto”, Salamanca, 3 de Julio de 2002.

·        Exposição (60 Posteres) “El Brillo del Triunfo olímpico” durante o ISBS 2002 - XXth International Semposium on Biomechanics in Sports, Faculte of Sport Sciences – Universite of Extremadura, Complexo Cultural de San Francisco de Cáceres, desde o dia 1 até 5 de Julho de 2002.

·        Exposição (60 Posteres) “El Brillo del Triunfo olímpico” na Ciudad Deportiva de Cáceres durante o Festival de Recreação desportiva, actividade paralela ao Campeonato escolar de Espanha no dia 19 de Junho de 2002.

·        Exposição (60 Posteres) “El Brillo del Triunfo olímpico” no Instituto Nacional de Educación Física de Galicia, A Coruña, desde o dia 13 até 18 de Maio de 2002 junto com um catálogo e uma guia didáctica para os alunos.

·         Exposição (60 Posteres) “El Brillo del Triunfo olímpico” na semana cultural do Colegio Cristo de la Victoria, Serradilla, Cáceres, de 6 a 10 de Maio de 2002 junto com uma mostra bibliográfica, um catálogo, vários vídeos sobre os JJ.OO. e uma guia didáctica para os alunos.

·        Exposição (60 Posteres) “El Brillo del Triunfo olímpico” na semana cultural do Instituto I.E.S. “Bachiller Diego Sánchez”, Talavera la Real, Badajoz, desde o dia 22 até 26 de Abril de 2002 junto com uma mostra bibliográfica, um catálogo e uma guia didáctica para os alunos.

·        Exposição (60 Posteres) “El Brillo del Triunfo olímpico” durante o día do centro do Instituto I.E.S. “Carolina Coronado”, Almendralejo, Badajoz, desde o dia 22 até 26 de Abril de 2002 junto com um catálogo e uma guia didáctica para os alunos.

·         Exposição (60 Posteres) “El Brillo del Triunfo olímpico” na semana cultural do Instituto I.E.S. Jerónimo Zurita, Zaragoza, desde o dia 11 até 18 de Abril de 2002 junto com um catálogo e uma guia didáctica para os alunos.

·         Exposição (60 Posteres) “El Brillo del Triunfo olímpico” na semana cultural do Colegio San Antonio de Padua, Cáceres,  desde o dia 8 até 12 de Abril de 2002 junto com uma mostra bibliográfica, um catálogo, vários vídeos sobre os JJ.OO. e uma guia didáctica para os alunos.

·         Co-Organización (junto com a Fac.CC.Desporto/UEX) e direcção de 6 Mostras sobre “Pedagogía de experiência e ruta quetzal”; lugar: Complexo Cultural San Francisco, Cáceres, 2 e 3 de Março de 2002, 76 inscrições, 15 horas lectivas. Apoio: Excmas. Diputações de Cáceres e Badajoz, Departamento de Obras Públicas e Turismo da Junta de Extremadura, Vicereitorado de Acção cultural e Vicereitorado de Coordenação Universitária e Relações Institucionais e Departamento de Didáctica da Expressão musical, plástica e corporal da Universidade de Extremadura, Departamento de Educação, Ciência e Tecnología da Junta de Extremadura – Fundo Social Europeu, Excmo. Municipio de Cáceres.

o        Posteres científicos; 
o        Obsequios e recortes de jornais sobre a Ruta Quetzal 2001;
o       Bibliografía sobre Pedagogía de Experiência e Ruta Quetzal;
o       Mostra audiovisual sobre a Ruta Quetzal;
o       Mostra dos melhores trabalhos dos concorrentes da Ruta Quetzal;
o       Os trabalhos realizados da AccETTD.

·      Exposição (60 Posteres) “El Brillo del Triunfo olímpico” no I.E.S. “San Roque” (Dos Torres – Córdoba), de 11 a 21 de Dezembro de 2001.

A Exposição olímpica em Dos Torres, Córdoba

·         Exposição (60 Pósteres) “El Brillo del Triunfo olímpico” na   Universidade Tecnológica de Pereira/ Faculdade de Medicina/Colombia durante a VI Semana de Deporte y la Recreación para la Salud, de 11 a 15 de Junho de 2001.

·       Co-Organização (juntamente com a Fac. C. Desporto/UEX) e direcção das 7 Mostras de Estudos Olímpicos, lugar: Facultade de Ciências do Desporto/UEX, Cáceres, 2 a 8 de Março de 2001. Apoios: Fac. CC. Desporto, Vicereitorado da Acção cultural e Reitorado da Universidade de Extremadura, Academia Olímpica Espanhola, Deutsche Sporthochschule Köln, Centro de Estudos Olímpicos da Universidade Autónoma de Barcelona, Comité Olímpico Espanhol.

o        “El brillo del triunfo olímpico: Medallas, diplomas y condecoraciones” de Dr. Karl Lennartz;
o        “Pierre de Coubertine: su vida en imágenes” de D. Conrado Durántez;
o        “Medallas olímpicas";
o        Exposições científicas;
o        “El movimento olímpico en Internet”;
o        “la bibliografía del Olimpismo”;
o        Exposição audiovisual “Un siglo del movimento olímpico”.

Exposiciones “El brillo del triunfo olímpico”- Pierre de Coubertine - Medallas

·      Co-Organização (juntamente com a Fac. C. Desporto/UEX) e direcção das I mostras  sobre “Desporto e meio ambiente”, festividades do dia da Faculdade de Ciências do Desporto/UEX, Cáceres, de 13 a 18 de Dezembro de 1999. (Exposições de pósteres científicos, exposições de cartazes “Deporte en contacto con la naturaleza”, exposições bibliográfica, exposições audiovisuais “Imágenes sobre Impacto Medioambiental del Deporte”). Apoio: Fac. CC. Desporto/UEX.

Momentos na construção da Facultad Ciencias del Desporto/Uex – Mostra de livros sobre Desporto e Medio Ambiente

·       Apresentação da mostra de pósteres sobre I+D alemão no desporto para todos. Curso de Verão da Faculdade de Ciências do Desporto da Universidade de Castilla la Mancha. Toledo, 22/23 de Julho de 1999.  - carácter  nacional.

·        Apresentação da mostra bibliográfica sobre Desporto para Todos/Recreação desportiva. Curso de Verão da Faculdade de Ciências do Desporto da Universidade de Castilla la Mancha. Toledo, 22/23 de Julho de 1999.  - carácter  nacional.

·      Co-Organização (juntamente com a Fac.CC.Desporto/UEX) e direcção da I Mostra sobre I+D no Desporto desde 5 a 18 de Março de 1999 (Exposição bibliográfica, audiovisual, de aparelhos técnicos e de pósteres científicos). Lugar : Complexo Cultural San Francisco e Facultade de Ciências do Desporto/UEX - Cáceres. Apoios: Junta de Extremadura, Diputación de Cáceres, Fac. CC. Desporto e Reitorado da Universidade de Extremadura, Conselho Superior de Desportos, Caja de Extremadura.


Cartez da mostra sobre I+D

 
Complexo cultural San Francisco


Mostra bibliografía


Posteres científicos  

 
Exposição                           


Posteres científico sobre I+D no desporto

Trabalhos científicos:

·        2 Posteres no I Congreso Internacional “Pedagogía de Experiencia e Ruta Quetzal” en Cáceres, 2 e 3 de Março de 2002.

Ø      Educação Física e Educação de Valores: uma aproximação  à Pedagogia de Experiência
Ø      Educação intercultural de movimento e Educação Física

·        2 pósteres para o 6º Congresso do European College of Sport Science na Universidade Alemã de Desporto de Colónia, 24 a 30 de Julho de 2001.

Ø      Physical Education and Values Education: An experientially orientated pedagogical Approach
Ø      Intercultural Movement Education and Physical Education

·      2 pósteres nas II Jornadas e Mostras de Estudos Olímpicos. Lugar : Faculdade de Ciências do Desporto/UEX - Cáceres, 2 de Março de 2001.

Ø      Directrizes meio-ambientais para uns Jogos Olímpicos mais ecológicos: Orientações para o desporto moderno.
Ø      Informação técnica e estatística seleccionada dos J. O. e Paraolímpicos de Sydney 2000.

·      4 pósteres com resultados destacados do I+D alemão no Desporto nas I Jornadas e Mostras sobre Desporto e Meio Ambiente. Lugar : Faculdade de Ciências do Desporto/UEX - Cáceres, 13 de Dezembro de 1999.

Ø       Estudo sobre os benefícios do uso funcional da   na vida quotidiana laboral frente ao durante 1999.
Ø       Transferência de conhecimento nº 1: Desporto e Meio Ambiente: A experiência alemã
Ø       Transferência de conhecimento nº 2: Desporto e Meio Ambiente: Conclusões na Alemanha
Ø      Análise dos impactos negativos das actividades físicas e/ou desportos na natureza

Beneficios meioambiente da bici - Impactos meio ambiente - Desporto e meio ambiente: conclusões na Alemanha

·      4 posteres com resultados destacados do I+D alemão no Desporto nas I Jornadas e Mostras sobre I+D no Desporto. Lugar : Complexo Cultural San Francisco e Faculdade de Ciências do Desporto/UEX - Cáceres, 5 de Março de 1999.

Ø       Desporto e Saúde
Ø       Desporto e Impacto económico
Ø       Desporto e Sociedade
Ø       Desporto e Alto Rendimento
Ø       Desporto e Formação
Ø       Desporto e Campos de trabalho
Ø      Desporto e Política

Poster do I+D alemão no Desporto

·      13 contribuições ao Congresso Mundial de Desporto para Todos em Barcelona a 19 de Novembro de 1998.

Ø        2 pósteres: a) Estudo comparado dos sistemas de formação de Técnicos desportivos dos países da União Europeia b) formação do Técnico desportivo de Desporto para Todos em Renania do Norte-Westfalia (Alemanha)
Ø        2 abstracts em quatro idiomas (inglês, francês, castelhano, catalão) sobre os 2 pósteres nas actas do congresso
Ø        Internet: Banco de Dados sobre Experiências de Desporto para Todos a) I Festival of Sport-Rekreation: “come and join us for the peace" b) II Festival of Sport-Rekreation: “come and join us against racism"
Ø        2 vídeos:  a) I Festival de Recreação desportiva de Cáceres "por la paz"  b) II Festival de Recreação desportiva de Cáceres " contra o Racismo"
Ø        2 abstracts nos quatro idiomas dos vídeos dos 2 Festivais nas actas do congresso
Ø        2 pósteres sobre os conteúdos e meios utilizados durante os 2 Festivais
Ø      2 abstracts nos quatro idiomas sobre os Pósteres dos 2 Festivais nas actas do congresso

Estudos e investigações:

Ø      Pedagogía de Experiência e Ruta Quetzal: a) Apresentação de todas as viagens de estudo b) Análise do conceito pedagógico da Ruta Quetzal em relação com a Pedagogia de Experiência c) Transferência de conhecimento pedagógico da Alemanha a Espanha e vice-versa.

Autor: Dirk Nasser

Duração: Janeiro de 2000 a Dezembro de 2001

Apoio: Ruta Quetzal BBVA; Direcção de Ensino universitario e Investigação da Junta de Extremadura; Institut für Erlebnispädagogik an der Universität Lüneburg/Alemanha.

Publicado em forma de livro Ruta Quetzal... e revista . „Pedagogía de Experiência em Espanha e Latinoamérica...” (ver “PUBLICAÇÕES”)

Ø     Análise, conceitos e necessidades de actuação para fomentar a RECREAção DEsPORTIVA na Extremadura (Estudo realizado pelo departamento da Cultura/Junta de Extremadura (reunião de 28 de Maio de 2001, presentes o Excmo. Sr. Conselheiro de Cultura, Ilmo. Sr. Director Geral de Desportos, Ilmo. Sr. Director Geral de Promoção cultural e o Presidente da AccETTD) – entregado  em outobro de 2001.

Autores: Dirk Nasser com a colaboração de Rafael Sabido